Após alguns anos, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) volta a realizar transplantes hepáticos. Os procedimentos serão realizados por uma equipe de cirurgiões e anestesistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu em conjunto com médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Compõem a nova equipe de transplante hepático do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, o Dr. Leonardo Pelafsky e Dr. Fábio Yamashiro, juntamente com Dr. Luiz Augusto Carneiro D´Albuquerque, Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e o Dr. Wellington Andraus, que atua na equipe de Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Inicialmente o Hospital das Clínicas de Botucatu pretende dois transplantes de fígado por mês.
No dia 20 de junho de 2016 foi realizado transplante hepático, que contou com a participação do Dr. Joel Avancini Rocha Filho, médico supervisor da Equipe de Transplantes da Divisão de Anestesia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Dr. Matheus Fachini Vane, médico assistente da Divisão de Anestesia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Também participou do procedimento, o Prof. Dr. Paulo do Nascimento Junior, professor adjunto do Departamento de Anestesiologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.