O Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios (INOVATEC) é um curso de pós-graduação stricto sensu, proposto pela Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e aprovado pela CAPES desde 2019.
A primeira dissertação, defendida pelo aluno Sílvio Tacla Alves Barbosa, sob orientação da Profa. Dra. Maria José Carvalho Carmona, teve como tema a “Aplicação de Sistema de Localização em Tempo Real por Tecnologia BLE para Rastreamento de Pacientes e Equipamentos no Ambiente Perioperatório”.
Entre os objetivos do Mestrado Profissional estão a análise crítica da inovação relacionada ao perioperatório e a execução de projetos que resultem em produtos ou processos que sejam bens de valor no cuidado ao paciente cirúrgico.
“Os cursos profissionais são uma modalidade relativamente nova da pós-graduação stricto sensu dentro da FMUSP. O aluno conclui o programa de mestrado profissional com a criação de um produto que ele desenvolve para sanar um problema identificado em sua prática diária”, explica o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios da FMUSP, Prof. Dr. Marcelo Luis Abramides Torres.
A aplicação do conhecimento médico no desenvolvimento e análise de novas tecnologias em saúde pode contribuir para impulsionar a inovação tecnológica no setor. “A criação de um produto pode envolver propriedade intelectual, registro de patente ou de software, e parcerias com indústrias. Com isso, o conhecimento gerado pela universidade pode representar ganhos para a sociedade”, afirma o Prof. Marcelo.
“A possibilidade de parcerias com empresas para o desenvolvimento, validação ou testes de usabilidade, em paralelo à realização do curso de Mestrado Profissional, contribuem para a otimização do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil”, reforça a orientadora da dissertação, Profa. Maria Carmona.
A defesa da primeira dissertação é um marco para esse programa de mestrado profissional da FMUSP. No projeto, Sílvio Tacla mostrou que, por meio de um sistema de tag acoplado, é possível localizar um equipamento no hospital, saber se foi ou não utilizado e até mesmo quantas vezes.
O estudo concluiu que é possível utilizar diversas tecnologias para o monitoramento de localização no centro cirúrgico. Com isso, também surgem indicadores confiáveis, que podem auxiliar na gestão operacional e estratégica do centro cirúrgico.
“Ao longo dos últimos dez anos, esse tipo de tecnologia vem sendo usada em ambientes hospitalares, em modelo piloto. Esse programa foi um facilitador no desenvolvimento de soluções, pois nos conecta com outras bases de conhecimento e profissionais que podem dar insights, e permite que se tornem produtos. Ele oferece maior eficiência dos processos cirúrgicos e perioperatórios como um todo, o que garante mais segurança assistencial”, explica Silvio.
Nessa primeira fase, o projeto da dissertação previa a prova de conceito da proposta, que foi realizada, e resultou no registro do software no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Além da aprovação na defesa da dissertação, outro feedback para o projeto é a obtenção do PIPE-FAPESP fase II (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que constitui como uma avaliação externa da qualidade do projeto.
“O projeto teve o apoio do Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central do HCFMUSP, que é vinculado ao InovaHC. O desenvolvimento de projetos científico-tecnológicos é a oportunidade de integrar a Disciplina de Anestesiologia FMUSP às ações que buscam o desenvolvimento do ecossistema de inovação na Instituição”, explica a orientadora Profa. Dra. Maria José Carvalho Carmona.
No site do INOVATEC ou da Anestesiologia USP é possível obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Processos Assistenciais Perioperatórios. Além de informações sobre o programa, está disponível o regulamento com todos os critérios necessários para ingressar no Programa.