CAPES Quadrennial Evaluation

The CAPES Data Collection (Coleta CAPES) consists of the annual submission, by each Stricto Sensu graduate program, of a detailed report of the activities developed in the preceding base year. Every four years, the data from these collections are compiled in the Quadrennial Evaluation, a process in which each program's standing is reviewed. Aiming at the improvement of the Quadrennial Evaluation, CAPES will implement the Multidimensional Evaluation in the 2025-2028 quadrennium. This evaluation model, inspired by the European U-Multirank system, will analyze five dimensions of graduate programs, with emphasis on the impact and relevance to society, the production of innovation, the degree of internationalization, and regional engagement. Consult below the evaluations of our program in recent quadrenniums: 2021-2024 Quadrennium: evaluation pending 2017-2020 Quadrennium: grade 3

Area of concentration

(Português)

Inovação e Medicina Perioperatória

A área de concentração em Inovação e Medicina Perioperatória é dedicada a explorar e integrar abordagens inovadoras que transformam a prestação de cuidados cirúrgicos. Ela enfatiza a pesquisa e o desenvolvimento em áreas como cirurgia minimamente invasiva, técnicas anestésicas avançadas, analgesia multimodal, protocolos de recuperação aprimorada após cirurgia (ERAS), telemedicina, inteligência artificial e análise de dados.

O objetivo é otimizar a experiência do paciente, minimizar complicações, acelerar a recuperação e promover a relação custo-eficácia no ambiente perioperatório.

Infrastructure and financing

(Português)

LABORATÓRIOS

O Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia, Ciências Cirúrgicas e Medicina Perioperatória da FMUSP possui laboratórios próprios que compõem o conjunto dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). Os LMIs são unidades de pesquisa do Hospital das Clínicas vinculadas aos Departamentos e Disciplinas da FMUSP (clique aqui para mais detalhes). Os objetivos dos laboratórios são o desenvolvimento de pesquisa científica (clínica, experimental em animais e básica); a padronização de novas técnicas e métodos diagnósticos com possibilidade de validação do uso em pacientes; e a formação de pesquisadores em pesquisa básica e aplicada. Os LIMs são também espaços de pesquisa, ensino e treinamento para graduandos e pós-graduandos com currículos relacionados direta ou indiretamente às ciências da saúde, com possibilidade de incorporação de alunos de ensino médio e ensino técnico.

A infraestrutura dos laboratórios e dos locais específicos para atendimento de pacientes cirúrgicos permite ampla possibilidade de pesquisas clínicas, experimentais com animais e básicas. Investimentos contínuos são realizados para melhoria da infraestrutura. Além dos recursos institucionais, o Corpo Docente busca constantemente financiamentos junto às agências oficiais de fomento (principalmente FAPESP, CNPq e CAPES). Adicionalmente, os Centros de Estudos CEDAR (Centro de Estudos em Anestesiologia e Reanimação, vinculado à Disciplina de Anestesiologia) e CIA (Centro de Informação Acadêmica, vinculado à Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma) colaboraram para a captação de recursos.

A descrição de cada uma das unidades laboratoriais encontra-se na página correspondente:

  • Laboratório de Anestesiologia (LIM/08)
  • Laboratório Biofísico (LIM/08)
  • A característica interdisciplinar do Programa favorece as parcerias e o uso compartilhado de Laboratórios de outras áreas institucionais.

    O Programa também desenvolve projetos em parceria nas estruturas laboratoriais experimentais do Laboratório de Transplante e Cirurgia do Fígado (LIM/37), do Laboratório de Metabolismo do Câncer do Instituto de Ciências Biológicas da USP e do Laboratório de Farmacologia e Terapêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

    Com o objetivo de estimular as atividades de pesquisa e inovação do Sistema FMUSP/HC, a Rede Premium oferece equipamentos institucionais para uso compartilhado. Por meio dela, foi possível a obtenção conjunta de recursos com o Laboratório de Ciências da Reabilitação (LIM/34) do Departamento Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional pela proposta Pró-Equipamento da CAPES (Edital n. 11/2014).

    Em relação ao uso de animais de experimentação, camundongos, ratos, hamsters e coelhos são fornecidos pelo biotério da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com estrutura e recursos preconizados pela legislação vigente. Para os experimentos que utilizam porcos, que pela legislação da cidade de São Paulo não podem ser criados no ambiente urbano, os animais são fornecidos por granjas previamente cadastradas pelos laboratórios e entregues no biotério no dia anterior ao experimento com o cumprimento de todas as diretrizes para o uso experimental dos animais.

    CENTROS CIRÚRGICOS

    Além da infraestrutura própria, os pós-graduandos podem desenvolver atividades nos centros cirúrgicos do complexo HC-FMUSP:

    OUTRAS INFRAESTRUTURAS E INFORMAÇÕES SOBRE FINANCIAMENTO

    • Centro de Pesquisa Clínica
    • Financiamento à pesquisa
    • Comissões de Ética
    • Tecnologia de Informação
    • Apoio técnico e administrativo
    • Biblioteca

Program Coordination

(Português)

A atual composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios é:

Membros titulares

Membros suplentes

Para outras informações e demais competências sobre a CCP, veja os arts. 32 a 35 do Capítulo V da Resolução n. 7.493, de 27 de março de 2018, que aprova o Regimento da Pós-Graduação da Universidade

Guidelines and Regulations

(Português)

O pós-graduando precisa conhecer as normas vigentes de acordo com seu período de matrícula no programa.

Com a aprovação do novo Regimento da Pós-graduação da USP (Resolução nº 7.493, de 27 de março de 2018), os Regulamentos pertinentes à Resolução nº 7.493 deve ser observado pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e de Processos Assistenciais Perioperatórios com matrícula a partir de junho de 2019.

Regimento da Pós-graduação da Universidade de São Paulo – USP:

Regimento da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina – FMUSP:

Regulamento do programa:

Manual do Aluno de Pós Graduação da FMUSP:

Guia de Apresentação de Dissertações Teses e Monografias:

Turnitin - Tutorial Para o Aluno:

Registration and enrollment

As inscrições em programas de Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo deverão ser realizadas exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-graduação pretendido.

Edital 2025 – Mestrado Profissional

Relação de documentos necessários para mestrado profissional:

  • (2 vias) Formulário de inscrição;
  • (2 vias) Cópia de documento de identificação (RG, CPF e RNE para estrangeiros);
  • (2 vias) Cópia do Diploma de Graduação, frente e verso;
  • (2 vias) Histórico escolar completo do curso de Graduação realizado;
  • (2 vias) Currículo atualizado, incluindo descrição da experiência profissional;
  • (2 vias) Parecer de qualificação de pré-candidato- Plano de pesquisa científico e tecnológico a ser desenvolvido durante o curso, acompanhado do formulário de admissão para processo seletivo;
  • (2 vias) Descrição de experiência profissional, motivações, temas ou questões de maior interesse e objetivos;
  • (2 vias) Carta de chefe imediato;
  • Resultado da Comprovação de Proficiência em Língua Inglesa.
  • (2 vias) Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento (quando for o caso)

Observações sobre os documentos solicitados no Edital:

  • O registro do Conselho Regional de Medicina e a Carteira Nacional de Habilitação não serão aceitos como documento de identidade;
  • Ao aluno estrangeiro é obrigatória a apresentação do certificado de nível intermediário no teste de proficiência em português, realizado pelo CELPE-Brás (http://portal.mec.gov.br/sesu) ou CIL-FFLCH-USP (http://clinguas.fflch.usp.br);
  • O pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado por meio de boleto que será enviado por e-mail ao e-mail do candidato;
  • Não serão aceitos comprovantes de conclusão em “licenciaturas curtas”.
  • Seleção:

    O candidato deverá fazer uma apresentação, de 10 a 20 minutos, do seu plano de pesquisa a uma Comissão constituída por dois membros escolhidos pela CCP que disporá de até 10 minutos para arguir sobre o trabalho a ser desenvolvido, tendo o candidato igual tempo para as respostas. Esta apresentação faz parte da atribuição da nota no quesito projeto. Critério classificatório com nota máxima de 10,0 pontos. Será ainda realizada uma arguição oral, com nota máxima de 10,0 pontos, em que serão consideradas: capacidade de expressão verbal, consistência de argumentação, coerência de ideias e defesa da proposta de estudo. A nota final será obtida pela média aritmética das notas relativas às análises dos Curriculum Lattes e da nota da arguição oral sendo considerados aprovados os candidatos com nota final mínima de 7,0 (sete).

    Serão aceitos no programa os candidatos aprovados e com melhor classificação observando-se o número de vagas disponível.

    Matrícula:

    A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser efetivada exclusivamente na Secretaria do Programa de Pós-graduação onde a inscrição foi realizada, mediante apresentação do Formulário de Matrícula Inicial .

Scientific and Technological Research Areas

Quality and safety management of perioperative care

Patient safety is a fundamental attribute of the quality of health services and, in particular, of surgical patient care. Perioperative care will only be of quality if the risks of harm to the patient are reduced and controlled. The standardization of perioperative tasks can contribute to the reduction of adverse events, quality control and cost reduction. Specific quality projects should focus on the planning, implementation and monitoring of aspects that involve the systematic implementation of good safety practices in perioperative care, with critical analysis of hospital accreditation processes on items related to surgical patient care. The standardization of care processes, surgical program management and patient care in perioperative medicine can have positive results ranging from professional qualification to risk reduction and increased safety of procedures. Work instructions through documents or standard operating procedures (SOPs) are important quality tools to achieve expected results for each task performed.

Faculty: Prof. José Otávio Costa Auler Junior

Innovation, incorporation and technological evaluation of equipment and materials used in the perioperative period

Development of scientific-technological projects related to the processes of development, evaluation, incorporation, use and technological disposal of perioperative equipment, drugs and materials. The objective is to critically analyze the perioperative monitoring, the study of the Brazilian legislation on the subject and the criteria for incorporation and disposal of equipment and materials, as well as encouraging the technological increase of available technological solutions. On the other hand, it is known that morbidity and mortality related to perioperative pulmonary complications infers the need for continuous improvement of ventilatory assistance equipment and techniques used in the surgical patient. Projects aimed at technological improvement and critical analysis of available technologies for airway access, mechanical ventilation and respiratory physiotherapy should contribute to the optimization of the postoperative outcome.

Faculty: Prof. Maria José Carvalho Carmona

Health teaching-learning methodologies and processes

Andragogy and perioperative teaching-learning processes are dynamic and require targeted actions for students to deepen and broaden the meanings elaborated through their active participation. On the other hand, the teacher must perform continuous reflective work and be available to follow the learner's evolution. Specific projects should focus on the critical analysis of the teaching tools used and the results obtained. Methodologies such as lectures, hands-on learning, training workshops, simulation and the use of crisis and conflict management tools should be analyzed together in order to achieve greater teaching efficiency.

Faculty: Prof. José Otávio Costa Auler Junior

Information and communication systems in perioperative medicine

Most of adverse events related to anesthetic-surgical care are associated with communication failures between the participants in patient care or between them and the patient. The development of high performance teams involves improving and coordinating communication and the judicious use of information technology in the various stages of care and in managing the data and indicators derived from it. Specific scientific-technological projects can contribute to error minimization, staff improvement, cost optimization and increased care security.

Faculty: Prof. Marcelo Luis Abramides Torres, Prof. Maria José Carvalho Carmona

Ecosystem of Innovation

Aguardando conteúdo

Social inclusion

Aguardando conteúdo.